Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

MENU ARRAIAL DO CABO RIO DE JANEIRO BRASIL
ARRAIAL DO CABO
Cidade
História
Geografia
Clima
Ecoturismo
Praias e lagoas
Como chegar
Ressurgênci
Monumentos históricos
Pórticos / Praças
Arraial a noite
Gastronomia
Prefeitura
Mapa da cidade
SERVIÇOS
Hotéis / Pousadas
Camping
Restaurantes / bares
Agências de turismo
Mapas turísticos
Marina dos Pescadores
Kiosques
TOUR VIRTUAL
Galeria de fotos
Visão aérea
Vídeos
CULTURA
Agenda de eventos
Arte e artesanato
Museu Oceanográfico
Centro Cultural
Pesca / Mergulho
ATIVIDADES
Associações
Álcalis
Porto do Forno
Sal Marlin
Marinha do Brasil
Resexmar
Ampla
Prolagos
COMPRE & ALUGUE
Imóveis
Veículos
Náutica
Outros
ARRAIAL DO CABO
Comom anunciar
Críticas / Sugestões
Créditos

PESCA E MERGULHO

Aqui você conhece todos os points e como chegar até eles.

Dona Paula:

Dona Paula

Navio de guerra da Marinha do Brasil, afundou em 1827, em perseguição a um navio pirata que atuava nas costas do Rio de Janeiro. do casco de madeira revestido com cobre pouquíssimo resta, e a característica mais marcante é a presença de alguns canhôes e balas ( redondas ).
Os destroços variam de 5 a 15 metros de profundidade, entre as duas Ilhas dos Franceses, ao largo do Pontal do Atalaia. è um local de água geralmente fria. A situação ideal para mergulho é com vento SE fraco que não levante o mar; em geral quando o mar corre de SE a água esquenta e fica mais limpa.

   

Harlingen

Harlingen

Os destroços estão no costão do Pontal do Atalaia, próximos ao estreito que separa a ilha de Cabo Frio do continente, conhecido como Boqueirão.
O Harlingen, navio holandês, naufragou em 1906 devido ao mau tempo e forte vento Sudoeste. Embora esteja desmantelado há várias peças identificáveis, tais como 3 âncoras, 3 caldeiras, bloco de motor, hélice, cavername.
Muitas das peças podem ser localizadas seguindo-se a linha do costão, mas as caldeiras e outras peças de bom porte estão mais afastadas; com baixa visibilidade é interessante mergulhar com um guia que conheça o local. O mergulho varia de 18 a 25 metros, a água costuma ser fria. É um mergulho onde se deve ter redobrada atenção ao tempo de fundo, e cuidado para evitar se desgarrar do grupo, porque o local fica em mar aberto. A fauna do local é interessante; preste atenção aos enormes caranguejos ( caranguejolas ) de pernas longas, e aos polvos e moréias que costumam se esconder entre os destroços.

Gruta Azul & Thetis

Gruta Azul & Thetis

A Gruta Azul é um tradicional ponto de turismo da Arraial, e sua entrada ampla à superfície permite que pequenas embarcações nela penetrem, levando turistas. A penetração na caverna submarina da Gruta Azul é um mergulho que não deve ser tentado a não ser que as condições de mar estejam excelentes.
A aproximadamente 20 metros de profundidade há um tunel horizontal que termina em uma "chaminé" que atinge a superfície. Ao lado da gruta há uma enseada chamada de "Saco dos Ingleses", por causa do naufrágio do Thetis, fragata inglesa que afundou em 1830 com valioso tesouro que foi alvo de uma dificil operação de salvamento. Do Thetis pode-se encontrar, entre 18 e 25 metros algumas pequenas peças e dois grandes canhões. Geralmente a água é muito fria nesta região. é muito importante a proteção térmica de roupas grossas de neoprene.

Gruta da Camarinha

Gruta da Camarinha

É um mergulho para pessoas experientes, e deve ser programado com cuidado; o mar deve estar bem calmo, e a visibilidade deve estar boa. Com mar calmo e pouca visibilidade não se aproveita o mergulho, e com boa visibilidade e mar agitado torna-se bastante perigoso.

A Camarinha é uma falha na ponta de uma enseada no costão externo da Ilha do Farol, bem próximo à Ponta do Focinho; aparentemente a ponta de pedra rachou, deslizou um pouco e criou um espaço entre as duas partes, preenchida pela água. Uma das estremidades desta falha, no fundo de uma enseada, começa bem no raso, a poucos metros de profundidade, e para se ter acesso deve-se passar sobre rochas rasas, sujeitas a rebentação e o constante vai-e-vem das ondas. A fenda vai se aprofundando gradualmente, chegando a 33 metros, embora possa-se atravessá-la afastado do fundo, sem ultrapassar 25 metros; a outra extremidade fica voltada para o mar aberto, e percorre-se mais de 20 metros em seu interior.

 

Maramutá

Maramutá

Mergulho similar ao da Pedra vermelha, um pouco mais raso. É um ponto de concentração de canoas de pesca de tainhas, e as operadoras de mergulho buscavam respeitar os pescadores do local. Agora o IBAMA também proibiu o mergulho no Maramutá...

 

Pedra Vermelha

Pedra Vermelha

Era o local preferido pelas escolas de mergulho para batismos e cursos básicos, o que sem dúvida prejudicava a fauna do local ( os instrutores e responsáveis pelas operadoras poderiam tomar mais cuidado com isso e salientar o fato com mais ênfase em suas preleções );

mas era um local onde sempre se via muita fauna, excelente para fotografia sub, melhor ainda para mergulhos noturnos; um mergulho raso ( de 3 a 12m ) mas muito bonito. Por que "ERA"? Porque o IBAMA proibiu o mergulho na Pedra Vermelha.

Anequim

Anequim

Também chamado de "Saco d

o Anequim", é a última enseada razoavelmente abrigada da Ilha de Cabo Frio ( ou Ilha do Farol ), para quem a costeia por dentro, no sentido da sua Ponta Leste.

 

O local fica bem protegido de ventos S e SW mas bate um pouco com ventos fortes de NE. Um bom perfil de mergulho é começar do lado de fora da enseada e nadar para dentro da mesma, onde o barco deve aguardar os mergulhadores.

Do lado de fora à esquerda ( de quem olha do mar para a ilha ) pode-se encontrar alguns destroços de um naufrágio de 1839, o Wizard, mas infelizmente nada muito significativo; apenas algumas ferragens e parte da carga de materiais de construção espalhadas no cascalho próximo às pedras. Dentro do Saco do Anequim constuma-se encontrar algumas arraias-viola semi-enterradas no fundo, há belíssimas florestas de gorgônias; principalmente na parte mais rasa, mais ao fundo da enseada. A profundidade média é de 10 metros, com máximo de 15m.

Ponta Leste

Ponta Leste

Na ponta Leste há duas enseadas que são utilizadas para mergulho.


Cardeiro

Cardeiro

A referência do ponto é uma casinha verde de madeira, sobre as pedras, que servia como base para uma criação de moluscos. Ainda se encontra em frente à casa uma série de destroços, tais como madeiras, cordas, pedaços de rede. É um mergulho raso, e em geral de mar calmo.

A profundidade junto às pedras varia de 6 a 10 metros, o fundo é bem característico de Arraial, com as pedras cobertas por anêmonas "Palythoa" ( baba-de-boi ), gorgônias e colônias de esponjas verdes, nas quais se encontram as vezes alguns cavalos marinhos.

Ilha dos Porcos

Ilha dos Porcos

Fundo similar ao do Cardeiro, mas é um mergulho um pouco mais fundo, chegando a 15 metros. Há um trecho com uma grande incidência de gorgônias, formando uma bela "floresta". É um local muito interessante para mergulhos noturnos, que infelizmente continuam proibidos.

 

É um dos pontos preferidos quando está soprando o vento NE, predominante na região. Para os fotógrafos, também é um local com cavalos marinhos, nudibrânquios, e tartarugas ocasionais.

Ponta da Jararaca (Teixeirinha)

Teixeirinha

Independentemente do naufrágio é um bom local para o mergulho, desde que o vento NE ou E não esteja soprando forte; grandes blocos de pedra com muita vida, principalmente na própria ponta. Os destroços do vapor "Teixeirinha", naufragado em 1923, podem ser encontrados desde 5m até 23m de profundidade.

O navio está desmantelado, e dentre as peças identificáveis podemos citar a caldeira, guincho, correntes,bloco de motor, eixo, cavername, parte da proa e da popa.

Saco do Cherne

Saco do Cherne

O Saco do Cherne é uma área extensa, em forma de ferradura, abrigada dos ventos S, SW, e é uma opção interessante quando o mar está correndo de S ou SW, o que geralmente acontece em dias de mau tempo.

É um mergulho raso, 6 a 10m, com fundo coberto por hidrocorais. É um local interessante para o segundo mergulho do dia, e não é difícil que se encontre barracudas nadando à superfície, próximo das pedras.

 
Pousada Rayer Land
xxx
     
  2005 - 2010 Arraial do Cabo - RJ  
  Arraial do Cabo - RJ - www.arraialdocabo-rj.com